Imagem capa - Chegou o dia do Ensaio! Veja como se preparar. por Meneleu Santos Fotografia
DICAS

Chegou o dia do Ensaio! Veja como se preparar.

E-session, Ensaio Externo, Book, Pre-Wedding… São vários nomes para o momento que antecede o grande dia. O ensaio é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes para o casal e para o fotógrafo. Afinal, esse será o primeiro contato fotográfico antes do casamento. Além disso, as fotos representarão a personalidade do casal e o sentimento como “noivos”.

Vale também lembrar que o ensaio gera confiança e possibilita um melhor relacionamento com o fotógrafo escolhido. No dia do casamento vocês estarão muito mais conectados e à vontade em frente as câmeras, gerando assim, fotos muito mais naturais em um curto espaço de tempo.

Já me deparei com alguns casais nervosos e muito ansiosos com o dia do ensaio externo. Não sabem o que levar, vestir e como vão fazer para sair bem nas fotos.

Embora o ensaio seja algo simples, sei que há muitas dúvidas. Por isso, separei as mais recorrentes para tentar ajudar!


Quando fazer?

Não há um tempo determinado para a realização de um ensaio fotográfico. Cada profissional, juntamente com o casal, determinam o melhor dia e mês. Eu sempre aconselho os meus clientes a realizarem o ensaio no mês anterior ao casamento. Dessa forma, o casal vai entrando no clima e iniciando a contagem regressiva para o grande dia.

A hora

Geralmente os ensaios são realizados das 15:00h às 18:00h, mas isso varia de profissional para profissional.

*Se optarem por uma locação mais distante, é recomendado sair com bastante antecedência.

Local

A escolha do local é uma decisão muito delicada, talvez uma das mais importantes. Não escolha a locação apenas por achar que o local é lindo ou porque está na moda. O local do ensaio precisa ter um pouco da história do casal. Fuja dos lugares clichês! Juntamente com o seu fotógrafo, optem por locais inusitados. Quanto mais único, melhor!


Roupas 

A escolha das roupas é muito importante para um ensaio perfeito! As roupas precisam ser discretas, sem muitos detalhes. Geralmente, o casal realiza de 1 a 2 trocas de roupas. Ou seja, não precisa levar o guarda-roupa inteiro! (rsrsrs)

Procurem combinar os tons das roupas. Isso não quer dizer que vocês precisam estar com a mesma cor (E NÃO DEVEM!), mas as cores “precisam conversar” entre si, precisam ser harmônicas.

Separei algumas dicas:


> Noivo:

  • 1 bermuda;
  • 1 calça jeans;
  • 2 camisas polos;
  • 1 camisa básica;
  • 1 sapatenis;
  • 1 chinelo.

> Noiva:

  • 1 calça jeans;
  • 1 vestido longo;
  • 1 vestido mais curto;
  • 1 blusa;
  • sandália rasteira (Salto apenas para lugares fechados).


Acessórios

Alguns casais gostam de fotos com balões em formato de coração ou plaquinhas e quadros com dizeres. Uns fazem até buquê (de plástico NÃO rsrsrs) para o ensaio. Não acho que isso seja certo ou errado! Cabe ao casal e, principalmente, ao estilo do fotógrafo que você escolheu. Acredito que o ensaio deve ser um momento verdadeiro, com cenas reais de muito carinho e amor. Você certamente nunca viu um casal namorando e segurando balões ou plaquinhas rsrsrs.  Mas se isso é um grande desejo, apresente suas ideais ao seu fotógrafo.

Fotos de inspiração

Toda noiva tem uma pastinha no computador repleta de fotos com inspirações para o grande dia. Entre essas inspirações estão ideias para as fotos do ensaio. Acompanhar os trabalhos dos fotógrafos que você admira e salvar algumas imagens é super normal, mas uma coisa eu te garanto: se você depositar total confiança no seu fotógrafo, ele certamente te surpreenderá com belas imagens! Quem sabe ainda mais incríveis do que as que você salvou!