Imagem capa - Escolhendo as fotos para o álbum de casamento  por Meneleu Santos Fotografia
CASAMENTOS

Escolhendo as fotos para o álbum de casamento

O casamento passa, entregamos as fotos digitais, tudo bonitinho, os clientes ficam felizes e depois de um certo tempo vem a mensagem: “Meneleuuu, não sei escolher…”. É comum ter dificuldade em saber como selecionar as fotos para o álbum e por onde devem começar.

Então, resolvi preparar algumas dicas que vão ajudar vocês na hora dessa difícil missão, mas que no final do processo, será bem gratificante. Não tem problema se você demorar na escolha das fotos pro álbum. Acontece bastante de o cliente procurar o fotógrafo só depois de um bom tempo depois do casamento.

A dica é reservar um tempo especial para reverem juntos as fotos daquele dia tão lindo. Acompanhe as recomendações a seguir, que com certeza vão ajudar vocês!




A herança da família

O álbum deve contar a trajetória do casamento. A ideia é justamente mostrar como aconteceu todo o evento para quem não esteve presente. Por isso, selecione as fotos já do seu começo, como making of, a organização do cortejo, e assim por diante, seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos. Pense em como você gostaria de contar essa história para as próximas gerações e para aqueles que não estiveram presentes no evento.

Escolham as fotos pensando em vocês e não nos convidados

 Muitas vezes nem todos os convidados do casamento vão ver o álbum, já que fica mais restrito aos amigos e parentes mais próximos do casal. Não há a necessidade de escolher foto de todos. O mais importante é focar nos momentos mais especias. E sempre há a possibilidade de você presentear aquela pessoa que não foi pro álbum com uma fotografia impressa, se for o caso.




Separe as fotos por etapas 

Escolha todas as que você mais gostou e depois vá eliminando as repetidas, as menos preferidas, etc. Making of, decoração ou cerimônia (dependendo da ordem que aconteceu), retratos do casal e festa. É um processo demorado, mas garanto que vocês não vão se arrepender ao fazer essa curadoria.

Selecione as fotos que melhor contam a história

Encare como um resumo do seu casamento. Um álbum não precisa ter fotos repetidas, então vá selecionando, aos poucos, uma de cada momento. Menos sempre é mais neste caso.  Um álbum de casamento deve ser “atemporal”, ou seja, com o passar do tempo seu álbum continuará sendo clássico e atual, parecendo que o grande dia foi ontem rsrsrs. 

Divida as fotos por tema

Por exemplo: se você escolheu 100 fotos, faça uma média e escolha 10 do making of da noiva, 10 do making of do noivo, 5 de decoração, 30 da cerimônia, 10 fotos do casal e 35 da festa. Escolha qual tema você quer que apareça mais. Lembrando que isso é apenas um exemplo, alguns casamentos rendem poucas fotos de festa e outros não têm making of. Faça uma porcentagem referente a quantas fotos de cada parte você pode e quer colocar. Limitando vai ficar mais fácil fazer a escolha.

Confie na experiência do fotógrafo

Nada melhor que consultar quem realmente entende do assunto e lida com isso diariamente. Particularmente, acho que escolher um montão de fotos para “caber mais na página” é uma forma de deixar o álbum mais poluído e sem destaque para nada, ou seja, você olha a página toda e não presta atenção em nenhum detalhe. Seu álbum ficará muito mais emocionante se tiver uma ou duas fotos lindas por página ao longo da diagramacão. Ao invés de 10 ou 12  fotos na lâmina - que ficarão pequenas demais e não revelarão os detalhes - no máximo umas 6 fotos na lâmina já fica  muito bom.

Valorize o making of e a decoração

É importante contextualizar e mostrar com quem você estava, o local da festa e todos os detalhes interessantes do dia. Muitas fotos do making of são dos bastidores e essas fotos são a introdução do álbum. Um detalhe da preparação, uma pessoa especial que chegou, um presente do noivo (sim, muitos mandam presentes para a noiva na suíte, exija o seu se ainda vai casar eheheh), enfim, são acontecimentos que vão enriquecer a história. Sobre as fotos da decoração, reserve pelo menos uma lâmina para mostrar como o local foi decorado, afinal, você investiu muito na sua linda decoração,

 não foi?




Não deixe de incluir os pais, padrinhos e pessoas que realmente são importantes para de vocês

As fotos protocolares são aquelas que todo mundo odeia fazer, mas que não podem faltar no álbum. Pode ser as que foram feitas de um jeito descontraído, ou as fotos na hora dos cumprimentos (que rendem momentos mais espontâneos e emocionantes), mas a família tem que estar no álbum de casamento.

Escolham as fotos que realmente emocionam 

O álbum é uma coisa eterna, uma jóia de família, cheio de lembranças e de carga emocional, então veja se está satisfeita com a escolha e com a diagramação. Veja algumas vezes as lâminas prontas, de preferência no meu sistema online de escolha de fotos e visualização de álbuns virtual (como se estivessem folheando as lâminas) e tenha certeza de que o resultado está do jeito que você gosta.